domingo, 30 de maio de 2010



O espanhol chileno, castelhano chileno ou dialecto chileno é o dialecto do espanhol empregado em grande parte do território de Chile, com pequenas diferenças ao longo de sua área de distribuição geográfica e grandes diferenças entre as diferentes classes sociais. Os outros dialectos do castelhano que se falam no território chileno são o espanhol andino e o espanhol chilote. Esta variante costuma considerar-se uma unidade independente nos estudos para estabelecer as zonas dialectales americanas.

Apesar de que no âmbito doméstico se registam simultaneamente quase todas as particularidades que se descrevem mais adiante, em situações formais as diferenças com o espanhol regular são menores e costumam se restringir à pronunciación e o léxico.

Em zonas limítrofes da Argentina com Chile pode-se escutar aos habitantes expressar-se falando com uma pronunciación similar à do castelhano chileno e utilizando bastantees palavras do castelhano chileno, mas as estruturas utilizadas correspondem ao espanhol rioplatense. Esta situação regista-se especialmente na área de Cujo, que se distingue claramente do resto da Argentina por seu acento, e em certa medida também na Patagonia argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário